O que é o Sleeve Gástrico?

O sleeve gástrico (gastrectomia vertical) é uma cirurgia que reduz o tamanho do estômago, transformando-o num tubo estreito. O novo estômago é muito mais pequeno, tolera menor volume alimentar e produz menor quantidade de uma hormona (grelina) que parece ser responsável pela sensação de fome, ajudando a sentir uma saciedade mais precoce.
O Sleeve Gástrico é considerado menos invasivo do que o Bypass Gástrico, porque não existe rearranjo do trânsito intestinal e menor hipótese de défices nutricionais; e mais seguro do que a Banda Gástrica dado que não existe implantação de nenhum corpo estranho.
É uma cirurgia definitiva e as principais complicações são decorrentes da linha de sutura ao longo do estômago. A incidência de fístulas da linha de sutura ronda o 1-3%. A longo prazo podem surgir complicações decorentes, quer da estenose (aperto), quer da dilatação da bolsa gástrica.
A nível de perda de peso, parece ser uma técnica intermédia entre a banda gástrica e o bypass gástrico, com uma perda de excesso de peso esperada de 60-70%.
**Notem que todas as dúvidas que tenham acerca das cirurgias e procedimentos devem ser esclarecidos com os vossos médicos assistentes, cada caso é um caso.**
Parte desta informação foi retirada do site do Dr. Gil Faria.