O que é a síndrome de dumping ??

A síndrome de dumping é uma resposta fisiológica do nosso corpo devida à presença de grandes quantidades de alimentos sólidos ou líquidos na porção proximal do intestino que se pode desenvolver depois de uma cirurgia para emagrecer, como bypass gástrico ou gastrectomia vertical, mas também pode acontecer a pacientes diabéticos ou com Síndrome de Zollinger-Ellison, por exemplo. Os sintomas deste síndrome, podem surgir logo após a ingestão dos alimentos ou, quando já se está a processar a digestão, ocorrendo cerca de 2 a 3 horas depois.

Sintomas imediatos da Síndrome de Dumping

Os sintomas mais comuns da Síndrome de Dumping, surgem imediatamente após à ingestão de alimentos ou até 10 a 20 minutos depois, e os sintomas iniciais incluem sensação de peso na barriga, náuseas e vómitos. Entre 20 minutos e 1 hora podem surgir os sintomas intermédios que podem levar a aumento do abdómen, gases, dor abdominal, cólicas e diarreia. Geralmente, os alimentos ricos em açúcar, como doces, ou a ingestão de elevadas quantidades de alimentos provocam o aparecimento dos sintomas.

Sintomas tardios da Síndrome de Dumping

Os sintomas tardios da Síndrome de Dumping, podem surgir 1 a 3 horas de comer e podem ser:

  • Sudorese;
  • Ansiedade e irritabilidade;
  • Fome;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Tontura;
  • Tremores;
  • Dificuldade de concentração.

Estes sintomas tardios ocorrem porque o intestino delgado não tolera a presença de açúcar, levando à libertação de grandes quantidades de insulina, provocando hipoglicemia. Nestes casos, devem parar o que está a fazer, sentar-se ou deitar-se e tratar imediatamente a hipoglicemia, para evitar o desmaio.

Tratamento  da Síndrome de Dumping

O tratamento para a Síndrome de Dumping, passa por ajustes na dieta que devem ser recomendados por um nutricionista, para diminuir o desconforto causado. No entanto, também pode ser necessário o uso de medicamentos prescritos pelo médico assistente, que atrasam a passagem dos alimentos do estômago para o intestino e reduzem os picos de glicose e insulina após as refeições, diminuindo os sinais e sintomas provocados pela doença. Em casos mais graves, em que os sintomas não são controlados com dieta ou medicamentos, pode ser necessário uma cirurgia ao esófago para fortalecer o músculo cárdia, que é o músculo entre o estômago e a primeira parte do intestino.

Quando ir ao médico

O paciente deve ir ao médico quando:

  • Apresenta sinais e sintomas da Síndrome de Dumping e não fez cirurgia bariátrica;
  • Tem sintomas que permanecem mesmo seguindo as indicações do gastroenterologista e nutricionista;
  • Tem perda rápida de peso.

O paciente deve ir ao médico para ajustar o tratamento e prevenir complicações como anemia ou desnutrição e para conseguir fazer as actividades do dia-a-dia, pois o mau estar devido ao dumping limita as capacidades para trabalhar, tratar da casa ou fazer exercício.

Podem ler mais em: http://www.tuasaude.com/como-alivia…